Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sancionada Lei de Ana Lúcia que torna amendoim cozido patrimônio sergipano

    Agora é Lei! O amendoim cozido, alimento típico do nosso Estado, passou a ser reconhecido oficialmente como patrimônio imaterial de Sergipe, por meio da Lei 7.682/2013, publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira. A iniciativa foi da deputada estadual Ana Lúcia (PT).

    A nova Lei contempla tanto a preservação de um bem cultural típico e exclusivo do nosso Estado, como também reforça a importância do produto para o comércio local. Atualmente, Sergipe possui mais de 5 mil vendedores autônomos de amendoim verde cozido, que diariamente produzem e comercializam cerca de 84 toneladas do alimento. Isso faz com que Sergipe seja exportador do produto para outros Estados, como Bahia e São Paulo.

    “Ao dar visibilidade a um alimento que é único da cultura sergipana, a Lei 7.682 ajuda a manter viva nossa memória e nossa cultura. É importante a população conhecer e descobrir a origem deste alimento, tão consumido no Estado, pois, ao conhecer as singularidades da sua cultura, o sergipano se reconhece e valoriza seu patrimônio imaterial”, afirma a autora da Lei, deputada estadual Ana Lúcia (PT).

    Sergipanidade

    O amendoim verde cozido não é apenas um alimento típico do nosso estado. A forma que ele é produzido e consumido em Sergipe é única em todo o mundo: cozido em água, sal e limão.

    Esta maneira de consumi-lo foi descoberta por acaso. O amendoim já era produzido em Sergipe, cozido em salmoura e mantido no próprio caldo. Um dia, um produtor decidiu adicionar limões no momento do cozimento, com o intuito de conservar o alimento. Ao verificar que o resultado não era esperado e acreditando que teria prejuízos decorrentes do “erro”, o produtor deixou o amendoim escorrendo numa peneira. Ao prová-lo, depois de seco, ele percebeu que havia descoberto uma nova forma de cozinhar o amendoim.

    • Publicações5832
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1660
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sancionada-lei-de-ana-lucia-que-torna-amendoim-cozido-patrimonio-sergipano/100656309

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)