Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    “Prevenção criminal se faz com homens nas ruas e não com prédios”, avalia Samuel

    O deputado estadual Capitão Samuel (PSL) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde de hoje (11), para repercutir uma matéria produzida pelo Jornal Cinform, que contrasta o número de investimentos do governo do Estado com Segurança Pública e o número de homicídios registrados em Sergipe ano a ano. Samuel voltou a alertar sobre a urgência para a realização de um concurso público para as polícias Militar e Civil.

    Ao iniciar seu pronunciamento, Samuel disse que achou interessante a reportagem produzida pelo Cinform. “A matéria revela que Sergipe foi o quinto Estado em investimentos na SSP e o quinto em assassinatos no Brasil. O jornal usou números do Orçamento Geral do Estado, mas é preciso ver o quanto está sendo executado esse ano em Segurança Pública. R$ 794 milhões com certeza não é o valor investido na SSP. Esse é um ponto que o Cinform deveria ter verificado”.

    Em seguida, o deputado destacou o editorial do jornalista Josailton Lima, também no Cinform. “Ele faz considerações de 2008 a 2012. Os números dos assassinatos só crescem. E ainda dizem que Sergipe é um Estado tranquilo. É a polícia que mais soluciona os homicídios, mas é o Estado que mais mata! O problema é falta de planejamento da SSP. Fizemos uma audiência pública aqui na AL, com a Cúpula da Segurança e ficou claro que o foco é o combate às drogas, o combate aos traficantes”.

    Samuel disse que a própria secretaria revelou que combatendo o traficante se reduz o número de ocorrências de crimes praticados e que 50% dos crimes têm envolvimento com as drogas. “Nós perdemos para Pernambuco e para Minas Gerais, por exemplo. O comandante declara que somos a polícia que mais investiga e descobre ladrões de banco. Deveria ser a polícia que mais evita assaltos a bancos. A prevenção é o papel da PM e não investigação e repressão”.

    O deputado alertou para a violência que assola o bairro 17 de Março em Aracaju. “Os bandidos tomaram conta de vez do bairro. A partir das 18 horas se paga pedágio. Ou paga, ou não passa. Uma mulher de 25 anos se recusou a pagar porque não tinha dinheiro, só tinha o cartão da passagem. Findou sendo estuprada e hoje abandonou a casa que ganhou da prefeitura. E o bandido que a estuprou foi o mesmo que a abordou cobrando a taxa pela segurança do bairro. Isso não foi no interior, que já está entregue. Isso foi em Aracaju”.

    Samuel reforçou a necessidade do concurso para a PM. “Se o governo fizer um concurso agora, os novos militares estão formados apenas em setembro ou outubro do ano que vem. E até lá? O que fazer? O cidadão vai ter que matar o bandido como fizeram em Propriá? O governo tem que assumir logo que não tem efetivo policial e nem planejamento e começar a ouvir as pessoas. A gente vê delegacias em cidades pequenas onde consta apenas o prédio. Não há policiamento. Para conter os assaltos a banco, estão pensando em convocar os dois militares da cidade para manterem como ponto base a agência bancária. Isso é decretar a morte dos soldados!”.

    “Esse governo vai fazer oito anos que só enxuga gelo! Os números da violência desse ano vão bater os do ano passado. E a população está entregue a Deus. Em janeiro próximo, uma turma da PM completa 30 anos. Estamos falando de cerca de 600 homens que vão para a reserva. Imagine como vai ficar? O caos!”, acrescentou o deputado.

    Por fim, Samuel disse que “o PM não tira férias quando quer, mas quando o comando autoriza por questões de efetivo. Os militares queriam vender suas licenças prêmio ao governo. Aí o governador corta gastos e suspende o pagamento de licenças. O militar nem pode gozar a licença que o comando não deixa e nem recebe por ela porque o governo não paga. Estou orientando esses homens, que são mais de 30% da frota de hoje, a entrarem na justiça para garantirem seus direitos. A gente não vê uma política unificada da SSP com as secretarias de Saúde e de Ação Social. Eu digo e repito: prevenção criminal se faz com homens nas ruas e não com prédios”, concluiu.

    • Publicações5832
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prevencao-criminal-se-faz-com-homens-nas-ruas-e-nao-com-predios-avalia-samuel/112095091

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)