jusbrasil.com.br
20 de Agosto de 2017
    Adicione tópicos

    Gualberto faz discurso para fortalecer o parlamento sergipano

    Falando em nome da liderança do governo neste novo mandato, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) deu as boas vindas aos colegas parlamentares durante a solenidade de posse dos deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado para o mandato até dezembro de 2018. O ato aconteceu na tarde deste domingo (1º) no plenário da Assembleia Legislativa.

    No discurso, Gualberto buscou fortalecer a imagem do parlamento sergipano e fez ataques a setores da imprensa que tentam enfraquecer a democracia do país. “As assembleias legislativas são o maior símbolo da democracia no Brasil e no mundo. Não existe democracia sem um parlamento vivo e atuante”, disse o líder.

    Para ele, existem adversários dissimulados, principalmente entre a grande mídia brasileira, como é o caso da Rede Globo de Televisão e da revista Veja. “São filhos da ditadura militar. E parece que não se conformam com o papel que cumprem atualmente. Fazem ataques descabidos em nome da liberdade de expressão e de imprensa. Tentam de qualquer forma desmobilizar os parlamentos”, analisa o deputado.

    Francisco Gualberto também lembrou que feitos valiosos e grandes contribuições da Assembleia Legislativa de Sergipe à sociedade nunca são destaque na grande mídia local. “Não lembro de nenhuma vez esses feitos positivos virarem manchete. Mas quando o fato é negativo, ou parece ser, isso se torna até notícia nacional. É preciso analisar as coisas com cautela”, reclamou o parlamentar. “Um parlamento enfraquecido significa uma democracia enfraquecida”, disse.

    Para o líder governista, não se deve permitir que setores da imprensa desfigurem o papel das assembleias legislativas, pois quem age assim, segundo ele, certamente não é um democrático. “Por esta Casa passam decisões fundamentais que alteram a vida da população. Se errarmos, as consequências virão com prejuízos para todos. Se acertarmos, todo mundo ganha. Por isso o parlamento tem importância fundamental. É o poder mais plural, o mais diversificado na sua composição”, explica Gualberto.

    Liderança

    Desde 2007, no então mandato de Marcelo Déda, o deputado Francisco Gualberto tem a função de liderar a bancada governista. Ficou afastado por um pequeno período em 2013, mas retornou ao posto ainda no governo de Jackson Barreto, que assumiu definitivamente após a morte de Déda. “Tive a honra de ser convidado novamente pelo governador Jackson Barreto para a liderança. E isso aumenta a minha responsabilidade, pois sei o quanto é difícil a tarefa. Mas não fugirei à luta”, garante.

    Sobre a oposição, a ser liderada pelo deputado Capitão Samuel (PSL), Gualberto disse que espera uma atuação inteligente e respeitosa. “Espero que não confundam oposição ao governo com oposição aos interesses do povo sergipano”, lembrou, garantindo que o respeito será o norte da convivência. Por fim, Gualberto encerrou seu pronunciamento citando Che Guevara: “Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura”. Após a posse oficial, os deputados elegeram Luciano Bispo (PMDB) para presidir a Assembleia Legislativa pelos próximos dois anos.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)