Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Idealização do projeto Cozinha Escola Experimental Solar é da deputada Ana Lucia

    A convite da deputada estadual Ana Lucia (PT), na tarde de hoje, 25, uma Comissão Parlamentar visitou a Cozinha Escola Experimental Solar - CEES, situada no município de Nossa Senhora do Socorro, e provou da alimentação produzida no fogão solar, instrumento artesanal que utiliza-se apenas da energia do sol.

    Inédito no Brasil, o projeto foi idealizado e colocado em prática por Ana Lucia durante o período em que comandou a secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social - Seides. Executado pelo Sergipe Parque Tecnológico - Sergipetec -, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe - UFS - e sob o patrocínio da Unesco, a CEES prova que a energia térmica solar pode ser utilizada, com enormes vantagens, para o cozimento de alimentos diversos.

    “A implementação da CEES se justifica em três principais aspectos: social, ambiental e econômico. Além de oferecer um serviço de alimentação que se utiliza de energia térmica solar como fonte energética para cocção dos alimentos, o projeto instrui crianças, jovens e adultos a praticar atividades de cozimento solar e de realizar outras possibilidades de aplicações práticas da energia do sol”, destaca Ana Lucia.

    Privilegiado

    A deputada Ana Lucia explica que a possibilidade da utilização de equipamentos solares depende, primeiramente, do potencial de energia solar da região, característica que está relacionada fundamentalmente à quantidade de radiação disponível no local durante o ano e a quantidade de horas de insolação por dia.

    Segundo ela, Sergipe está localizado numa região privilegiada em se tratando de energia solar. Primeiramente, pelo Estado estar situado na faixa de 1.900 a 2.200Kwhm² de radiação média anual. Segundo, por contar com um potencial de 18MJ/m²/dia de energia. E, terceiro, porque a região Nordeste possui excelentes coeficientes de relação entre a irradiação média mensal regional e a variabilidade desta.

    “Estas características físicas, associadas às condições sociais e gerais do Estado e, principalmente da comunidade do Conjunto João Alves, onde a Cozinha Escola Experimental Solar funciona, caracterizada pelos elevados índices de vulnerabilidade e de inacessibilidade a fontes energéticas tradicionais, concebem à CEES um enorme potencial para aproveitamento da energia solar em prol de um desenvolvimento e de uma sociedade mais justa”, finaliza a parlamentar.

    • Publicações5832
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idealizacao-do-projeto-cozinha-escola-experimental-solar-e-da-deputada-ana-lucia/2017096

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)