Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Edinho Araújo destaca importância das audiências públicas para a reforma política

    O vice-presidente da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados, deputado estadual Edinho Araújo (PMDB/SP), destacou a importância das audiências públicas que estão sendo realizadas pelo país, para discutir o tema. Sergipe foi o terceiro Estado a realizar o encontro, que acontece na manhã de hoje, dia 13, no plenário da Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, o objetivo é ouvir a sociedade organizada, os partidos, as instituições, as lideranças da esfera municipal e estadual para que a comissão possa formar um juízo de valores sobre as opiniões e se construa um consenso.

    “Porque todos têm uma ideia, uma sugestão, uma proposta sobre reforma política. Agora é preciso construir um consenso mínimo. Sem consenso não há nenhuma reforma”, afirmou. O deputado Edinho Araújo disse que a reforma política tem sido tema de alguns anos, e reconheceu que não é um assunto fácil. “Pois se fosse fácil já teria ocorrido”, completou. De acordo com o parlamentar, a grande maioria da população entende que o atual sistema se exauriu. “É preciso mudar. Ninguém aguenta uma eleição onde prevalece o poder econômico. Ninguém mais aceita o financiamento privado, principalmente das empresas, porque há uma grande preocupação com a repercussão disso”, disse.

    No entanto, para o deputado, boa parte da população não entende o financiamento público de campanha. “Pois também a população não sabe que grande parte das campanhas é feita por financiamento público. Porque o fundo partidário é dinheiro público, os programas gratuitos de televisão são pagos pelo poder público”, explicou.

    Ele disse que outra questão que parece opinião convergente é o fim das coligações partidárias proporcionais. A coincidência das eleições também foi outro ponto citado pelo deputado federal Edinho Araújo. Ele acrescenta que o país não aguenta mais que sejam realizadas eleições a cada dois anos. “Há um prejuízo administrativo para o país e isso também encarece a campanha”, disse.

    Lista fechada pré-ordenada, lista aberta, voto distrital misto são outros temas que já foram tratados nas duas primeiras audiências públicas sobre a reforma políticas e estão sendo abordados pelos participantes. O parlamentar acrescentou que o momento em que isso pode acontecer são algumas das teses que ainda estão sendo discutidas. Especificamente sobre a lista fechada, o deputado Edinho Araújo disse que as opiniões são diferentes. “Há opiniões contra e a favor. Há a tese de que a lista fechada ela fortalece o partido, pois se discute mais temas. Mas como é que se dará isso? Qual o procedimento dos partidos? Isso depende de cada partido”, ressaltou.

    Para o vice-presidente da Comissão Especial da Reforma Política, o que é fundamental é a organização da sociedade. “Quanto mais organizarmos a sociedade, quanto mais houver debates e tivermos mais transparência nas ações isso é fundamental para a evolução. Daí a importância das audiências públicas”, disse Edinho Araújo, ao parabenizar Aracaju pela organização da audiência pública na Assembleia Legislativa de Sergipe.

    Segundo o deputado Edinho Araújo, as audiências públicas têm o condão de sugerir, de fazer com que o relator se sensibilize. “Nós viemos aqui ouvir opiniões e o importante é que a gente possa ouvir o maior número possível delas e que elas sejam assimiladas pelos deputados. Estamos com muita expectativa com relação a essa reunião, porque Sergipe é um importante Estado para essa região do país. Temos essa expectativa que aqui possamos colocar mais um tijolinho nessa grande obra que é a reforma política”, declarou o vice-presidente da Comissão da Reforma Política. A próxima audiência pública acontece na cidade de João Pessoa (PB), na próxima segunda-feira, dia 16.

    • Publicações5832
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/edinho-araujo-destaca-importancia-das-audiencias-publicas-para-a-reforma-politica/2684581

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)