Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dia do Assistente Social marca luta por uma educação para a libertação

    Responsáveis por um trabalho social de grande importância junto às comunidades, os assistentes sociais estavam na manhã de hoje, 15/05, ocupando as galerias no dia de luta deles, não só para reivindicar as pautas da categoria, como também levantando a bandeira da educação.

    A deputada Ana Lúcia saudou os assistentes sociais pelo seu dia e aproveitou para dizer que é necessário fortalecer a pauta de valorização do trabalho da categoria.

    No grande expediente a deputada destacou algumas das pautas desses trabalhadores e trabalhadoras, citou a importância da abertura de concurso para assistente social da rede estadual, bem como a valorização salarial desses profissionais que em início de carreira, recebem apenas 700 reais por mês. O assistente social enquanto trabalhador que atua diretamente com pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade, também tem como objetivo a superação das desigualdades sociais, o combate a uma educação voltada para o mercado e as diversas formas de opressão.

    “Precisamos continuar a luta pela justiça social que passa pela distribuição de renda, passa pela reforma agrária, pela reforma urbana, pela reestruturação de todas as instituições que lidam com a questão social”, analisou Ana.

    A deputada reconheceu a relevância da bandeira da educação levantada pela categoria, e endossou a luta por uma educação voltada para o povo, para o trabalhador, onde através dela os indivíduos possam ter um olhar mais aguçado sobre a realidade em que estão inseridos, uma educação que contribua para a formação de seres humanos questionadores, e não que sirvam a lógica mercantilista.

    Para Vera Núbia, assistente social, a interdisciplinaridade na relação entre a educação e o serviço social é de suma importância e por isso deve ser retomada.

    “O 15 de maio é o dia de valorização do trabalho do assistente social, esse ano o conselho nacional com os conselhos regionais elegeram o tema da educação pública com qualidade como bandeira, e associada a essa bandeira a própria inserção do assistente social no campo da educação, que historicamente estiveram associados, mas que paulatinamente o assistente social se afastou", explicou.

    Ana Lúcia rememorou a luta do militante Abdias Nascimento e dos negros, essa luta que se perpetua em busca da libertação, do respeito e do combate à opressão.

    Em busca da consolidação da identidade nordestina

    Na ocasião a parlamentar relembrou que este ano é o Ano Cultural Luis Gonzaga, lei de sua autoria, que homenageia esse grande artista que, se estivesse vivo, estaria completando cem anos.

    A deputada convidou todos os presentes para o evento organizado pelo seu mandato em homenagem ao Rei do Baião, que acontecerá no dia 23 de maio, às 19h, no Museu da Gente Sergipana. Será um grande debate com o professor José Augusto, da Universidade Federal de Sergipe e com o professor Iran Barbosa, professor de História e ex-deputado federal sobre a Vida e Obra de Luis Gonzaga.

    “Para começar a implementação deste Ano Cultural Luiz Gonzaga que já deveria ter começado, vamos desdobrar isso nas escolas e nos territórios”, anunciou.

    • Publicações5832
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-do-assistente-social-marca-luta-por-uma-educacao-para-a-libertacao/3120083

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)